quinta-feira, 13 de março de 2014

Campanha quer estimular pais a atuar na prevenção das drogas

“Acolha seu filho antes que as drogas o adotem” pretende sensibilizar pais e familiares a abordarem o assunto com os jovens.
Cada vez mais adolescentes e crianças tem se envolvido com drogas lícitas e ilícitas – e o pior, cada vez mais cedo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso de substâncias psicoativas acontece na faixa etária de 10 a 19 anos, gerando consequências de saúde e sociais, como aumento da incidência de tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis, envolvimento com violência e alta taxa de homicídio entre os jovens.

Para fazer frente a este panorama, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz) lançou a campanha “Acolha seu filho antes que as drogas o adotem”. Através de sensibilização e mobilização, pretende-se aproximar pais e famílias das ferramentas de prevenção, evitando o primeiro contato dos jovens com drogas.

As ações iniciaram na segunda-feira (10), com panfletagem nos semáforos das principais avenidas de Maceió. Técnicos da Sepaz orientam as famílias sobre uso e abuso das drogas, fornecendo panfletos e material informativo. Nesta terça (11), as abordagens aconteceram também nas portas de colégios públicos e particulares. A partir da próxima semana, as ações começam a ir para municípios do interior do estado.

“A campanha visa sensibilizar a sociedade alagoana sobre a importância dos laços familiares na criação de um ambiente de proteção para os seus filhos. Pretendemos estimular o diálogo franco e aberto entre pais e filhos, mas também fornecer instrumentos e auxílio para que os próprios pais possam fazer uma abordagem correta e sincera, com informações reais sobre drogas”, afirmou o secretário de Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior.

Ele destacou também que este é um momento de reflexão para a própria família. “Quando falamos de drogas, todos temem o crack, a cocaína e a maconha, mas pais e tios raramente lembram do álcool e do tabaco, que são consumidos em casa normalmente e até estimulados. As drogas lícitas são uma ameaça igualmente perigosa, pois o uso abusivo também destrói vidas e às vezes são a porta de entrada para as drogas ilícitas”.

Braço preventivo do Acolhe Alagoas

A campanha “Acolha seu filho” não é uma novidade na atuação da Secretaria da Paz, mas uma nova abordagem do eixo preventivo do Acolhe Alagoas. “O trabalho preventivo existe desde o início, com o projeto Proteger Educando, que instrumentaliza professores e a comunidade escolar na identificação e prevenção do uso de drogas. O que esta campanha pretende agora é sensibilizar a sociedade alagoana, especialmente os pais, sobre a importância dos laços familiares na proteção de crianças e adolescentes para evitar aquele primeiro contato”, explica Luan Gama, superintendente de Políticas sobre Drogas da Sepaz.

Entre as outras ações de mobilização previstas para “Acolha seu filho antes que as drogas o adotem” estão palestras educativas em escolas, empresas e comunidades; orientação e auxílio às famílias na criação de um ambiente de proteção para seus membros, mobilização de lideranças comunitárias para intensificar a abordagem e atividades de prevenção ao uso e abuso das drogas.

Fonte - Tribuna Hoje

Um comentário:

  1. Parabéns pela campanha, temos que cuidar de nossos adolescentes e jovens de Itapema.

    ResponderExcluir