terça-feira, 8 de novembro de 2016

PROVITA DESENVOLVIMENTO HUMANO - BIODANZA

A Educação Biocêntrica tem como fundamento o respeito e a vida no centro das ciências humanas. Este princípio inspira-se no facto de todo o Universo estar organizado em função da vida.
“A Educação contemporânea, em quase todo o Ocidente, não cumpre a sua tarefa de entregar ao individuo pautas internas de desenvolvimento. Não desperta nele os germens naturais de vitalidade, nem os valores do íntimo. Não desenvolve potenciais criativos, a liberdade intelectual, nem a singularidade das aptidões. Não fomenta o esplendor das relações humanas. A educação atual tende a produzir a adaptação servil ao establishment” (Toro,1991).

É neste  olhar sobre a situação da educação contemporânea que Rolando Toro propõe um paradigma centrado na vida e uma educação que possibilite trazer a vida, o afeto(...). Ao orientar o comportamento humano (o nosso posicionamento no mundo) através da ética do amor à vida, a Educação Biocêntrica realiza um projeto de transformação social, possibilitando à sociedade uma reaprendizagem do cuidado a ter com a vida, em todas as suas manifestações.

A conexão com o Princípio Biocêntrico permite experimentar uma vinculação profunda com a natureza e com todas as formas de vida, defender a qualidade de vida através de uma ação ecológica, protegendo e cuidando do meio ambiente. Uma educação centrada neste princípio apresenta uma nova concepção da cultura fomentando e defendendo o respeito à vida, a todas as formas de vida...

A afetividade é o eixo central sobre o qual a Educação Biocêntrica e o Sistema Biodanza fundamentam todos os processos do desenvolvimento humano, estimulando a recuperação da unidade perdida entre o homem e a natureza. Desenvolver a inteligência afetiva implica fortalecer um nível profundo de consciência com consequências éticas.

A Educação Biocêntrica propõe-se a fazer, a nível mundial, uma inserção da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, procurando recuperar os valores humanos “saudáveis” em prol de uma transformação social profunda:
"A única possibilidade de sobrevivência da nossa espécie, nesta carreira autodestrutiva, é a adoção de uma educação que se proponha o restabelecimento da afetividade.
(Toro, Informativo Biodanza, nº1, Brasília, maio de 2001,p.7)


A aprendizagem é o resultado do conhecimento (epistemologia) e da vivência (ontologia). Enquanto a educação tradicional promove a padronização das pessoas, a Educação Biocêntrica reforça a liberdade do ser criativo; a tradicional elege os valores competitivos, o poder, a auto-suficiência; a Biocêntrica faz um convite à solidariedade, à construção coletiva, ao amor indiferenciado. Esta forma de educar promove o fim das dicotomias culturais, de uma fragmentação entre a mente e o corpo, o sagrado e o profano, o indivíduo e a sociedade, interior e exterior, natureza e cultura, desenvolvendo a integração destas dimensões que fazem parte da Vida como um Todo.

Desenvolver uma ação capaz de transformar a sociedade desigual numa sociedade solidária, biocêntrica é o propósito da Educação Biocêntrica. A educação precisa ser realizada com amor, para o amor e a partir do amor, a partir do seu potencial social e político.
A pedagogia do amor indica a imagem do individuo relacional e, portanto, uma vinculação solidária com o outro, que implica um exercício permanente de cuidar, pessoal, social e politicamente.
"Não se aprende solidariedade, amor e ética apenas lendo livros. É preciso ser solidário para saber o que é solidariedade"
(Elisa Gonsalves)

"A biodanza nasceu no coração de um educador preocupado em formar pessoas saudáveis e felizes"(Elisa Gonsalves)

A aprendizagem é o resultado do conhecimento (epistemologia) e da vivência (ontologia). Enquanto a educação tradicional promove a padronização das pessoas, a Educação Biocêntrica reforça a liberdade do ser criativo; a tradicional elege os valores competitivos, o poder, a auto-suficiência; a Biocêntrica faz um convite à solidariedade, à construção coletiva, ao amor indiferenciado. Esta forma de educar promove o fim das dicotomias culturais, de uma fragmentação entre a mente e o corpo, o sagrado e o profano, o indivíduo e a sociedade, interior e exterior, natureza e cultura, desenvolvendo a integração destas dimensões que fazem parte da Vida como um Todo.


Desenvolver uma ação capaz de transformar a sociedade desigual numa sociedade solidária, biocêntrica é o propósito da Educação Biocêntrica. A educação precisa ser realizada com amor, para o amor e a partir do amor, a partir do seu potencial social e político.
A pedagogia do amor indica a imagem do individuo relacional e, portanto, uma vinculação solidária com o outro, que implica um exercício permanente de cuidar, pessoal, social e politicamente.
"Não se aprende solidariedade, amor e ética apenas lendo livros. É preciso ser solidário para saber o que é solidariedade"
(Elisa Gonsalves)

"A biodanza nasceu no coração de um educador preocupado em formar pessoas saudáveis e felizes"(Elisa Gonsalves)

A Educação Biocêntrica não acontece através de uma imposição de conceitos, de vivências, ou de conteúdos, porque ela não é objeto de decretos ou leis, mas sim uma expressão da vontade mais íntima de cada pessoa e o seu poder de se tornar coletiva. Este processo inicia-se com pequenos passos, pequenos gestos. (Gonsalves, 2009). Igualmente se salienta que "Os materiais da educação não estão cerrados em salas, confinados em escolas ou quaisquer instituições. Os materiais da educação não se prendem a locais fixamente determinados; eles não se deixam aprisionar, circulam em diferentes espaços e tempos, das formas mais variadas e por vezes inesperadas. Os materiais da educação só podem ser buscados na VIDA em que vivemos. (…) Dar ao espaço educativo a forma de uma escola-universo!" (Gonsalves, 2009)

Rolando Toro define 5 elementos que constituem a base da Educação Biocêntrica:
"1. A Educação Biocêntrica se fundamenta no paradigma das ciências humanas: o princípio biocêntrico.
2. O Princípio Biocêntrico põe sua prioridade absoluta nas ações que permitem a conservação e evolução da vida, estimulando a expressão dos instintos e o desenvolvimento afetivo  (...).
3. Metodologicamente utiliza o Sistema Biodanza como mediação entre a educação tradicional e a proposta biocêntrica. Isto significa incorporar os novos conteúdos programáticos à prática educativa e à metodologia.
4. Os fatores ambientais constituem os ecofatores de integração com a natureza e com o semelhante. Os ecofatores se organizam em torno do amor, da natureza, da sacralidade da vida e do amor ao semelhante.
5. Os conteúdos são: expressão da identidade (potenciais genéticos); renovação orgânica; harmonização do inconsciente vital; afetividade integrada; criatividade, inovação existencial e artística; expansão da consciência (ética); percepção da unidade cósmica; desenvolvimento da inteligência afetiva e da razão crítica; prazer de viver."

PROVITA - JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR!


Texto adaptado de:
http://www.biodanza-fernanda.pt/educacao-biocentrica.htm
Acesso em 08/11/2016
Referências Bibliográficas:
Flores, Feliciano Edi Vieira (Org.) (2006). Educação Biocêntrica: aprendizagem visceral e integração afetiva. Porto Alegre: Editora EVANGRAF,Lda.
Gonsalves, Elisa & Lima, Sinfronio (s/d). Educação Biocêntrica, Educação Selvagem: a contribuição de Rolando Toro. in www.lauryoliveira.com/files/educ.pdf. data da captura 10-02-2014.
Sarpe, António (2010). Educação Biocêntrica: uma pedagogia para a vida. Comunicação apresentada na ESE Almeida Garrett, Lisboa, 10 de janeiro.
Toro, Rolando. Informativo Biodanza, nº1, Brasília, maio de 2001,p.7Toro, Rolando (2002). Biodanza. São Paulo: Editora Olavobrás / Escola Paulista de Biodanza.
Toro, Rolando Araneda (s/d). Biodanza y Educatión. Pensamento Biocêntrico, Revista Electrônica, edição nº 6.In http://www.pensamentobiocentrico.com.br/content/ed06_art04.php data da captura: 19-03-2014 Toro, Rolando Araneda (s/d). Educación Biocêntrica. Palabras de Clausura. Pensamento Biocêntrico. Revista Electrônica, edição nº 6. Inhttp://www.pensamentobiocentrico.com.br/content/ed06_art05.php data da captura: 19-03-2014Wagner, Cezar (s/d). Conceituando Educação Biocêntrica. Documento policopiado.


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